domingo, 24 de junho de 2012

                              Biomas Brasileiros      

Bioma é um conjunto de ecossistemas. Bioma é caracterizado por um tipo específico de vegetação. No Brasil existem sete biomas: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica, Costeiro e Campos Sulinos.



AMAZÔNIA:  É considerada a maior floresta tropical do mundo com uma rica biodiversidade.Caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, situadas bem próximas umas das outras (floresta fechada). Como o clima na região é quente e úmido, as árvores possuem folhas grandes e largas.  





CERRADO: Esse bioma é encontrado em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Ele se caracteriza pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas.





CAATINGA: Presente na região do sertão nordestino (clima semi-árido), caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos. Há também a presença de ervas e cactos.


PANTANAL: Este bioma está presente nos estados de Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul. Algumas regiões do pantanal sofrem alagamentos durante os períodos de chuvas. Presença de gramíneas, arbustos e palmeiras. Nas regiões que sofrem inundação, há presença de árvores de floresta tropical.



MATA ATLÂNTICA:  Neste bioma há a presença de diversos ecossistemas. No passado, ocupou quase toda região litorânea brasileira. Com o desmatamento, foi perdendo terreno e hoje ocupa somente 7% da área original. Rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais. A floresta é fechada com presença de árvores de porte médio e alto.


  

COSTEIRO: Trata-se de manguezais, restingas, dunas, praias, ilhas, costões rochosos, baías, brejos, recifes de corais, entre outros. Dentre eles, os manguezais destacam-se como um dos principais, ocupando 30% do litoral brasileiro.

 


CAMPOS SULINOS: Os campos sulinos ou pampas, termo indígena para “região plana” – são marcados pelo clima subtropical, isto é, apresenta temperaturas amenas e chuvas regulares durante todo o ano. A vegetação é predominantemente herbácea, com alturas que variam de 10 a 50 cm. A paisagem é homogênea e plana, assemelhando-se, para quem os avista de longe, a um imenso tapete verde.









Nenhum comentário:

Postar um comentário